A imagem acima é o cabeçalho do blog que possui um degradê da cor laranja (parte superior) para o verde claro (parte inferior). Do lado esquerdo está escrito Guia (primeira linha) de Acessibilidade e Cidadania (segunda linha) de Salvador (terceira linha) na cor verde escuro. Do lado direito aparece uma ilustração de um casal de costas e abraçados. O homem em pé, vestido de camiseta e bermuda e a mulher, sentada na cadeira de rodas. Ambos olham na direção do horizonte.




sexta-feira, 23 de abril de 2010

Apresentação

O Guia de Acessibilidade e Cidadania de Salvador é um material de consulta que contém informações sobre os locais que oferecem condições de visitação para todas as pessoas, em especial para aquelas com deficiência ou dificuldade de locomoção. As dicas sugerem desde lugares de passeio como praças, museus, restaurantes a locais públicos que prestam serviços à população da cidade.

A proposta desta publicação não é afirmar que Salvador é acessível. No entanto, existem algumas iniciativas na promoção da acessibilidade que devem ser destacadas, não só como forma de valorização destes espaços, mas, principalmente, para apresentá-las às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. São espaços que mesmo sem condições de acessibilidade total apresentam uma possibilidade de uso (em alguns casos é preciso contar com ajuda), sem colocar a dignidade e a segurança do usuário em xeque.

Fornecer, prioritariamente, às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e entidades da área opções variadas de serviços e lazer que possuam alguma preocupação com a acessibilidade é o principal objetivo deste Guia. Mas também ele tem o papel de sensibilizar a iniciativa pública, privada e a sociedade civil para a promoção da acessibilidade em Salvador.

A publicação é uma iniciativa da Organização Não Governamental Vida Brasil, em parceria com o Governo do Estado da Bahia (através da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia - CREA-BA e a Handicap International, organização de origem francesa.

Nenhum comentário: